domingo, 17 de maio de 2015

o Anjo da Natividade trazendo o lírio e assinalando-a como portadora da semente que frutificaria como Realeza Divina.



Saint Melaine e o Rei sagrado (Saint-Pierre de Rennes)

No frontão da igreja de Saint-Pierre de Rennes, capital da Bretanha, está um grupo escultórico cujo simbolismo e significado liga-se inteiramente à saga mítica de Saint Melaine e à própria fundação da monarquia cristã pelo rei merovíngio Clóvis (cerca de 466 – 27.11.511), neste território cedo alastrando a todo o espaço da actual França.
Saint Melaine, considerado o Padroeiro da Bretanha, nasceu em data incerta em Plaz no Cérebro, perto de Redon, e morreu em data igualmente incerta, talvez 6 de Novembro de 535, ou 572 ou mais provavelmente 530, sendo enterrado sobre a colina do Campo de Repouso onde foi construída a pró-catedral de Notre-Dame em Saint Melaine de Rennes.
No frontão em causa tem-se ao centro um globo com três flores-de-lis encimado por uma coroa real suportada por dois anjos laterais apontando abaixo a Cruz com a Pomba do Espírito Santo. Expressivo das Armas da Monarquia francesa inaugurada pelo rei Clóvis que teve por conselheiro Melaine, diz-se que a mesma foi fundada por obra e graça do Espírito Santo, acontecimento centralizado na pessoa do santo padroeiro da Bretanha encabeçando um tipo peculiar de iniciação senhorial ou mariana. O seu próprio nome Melaine, em latim Melanius ou Mellanus, é o derivado do antigo bretãoMael, que quer dizer “príncipe” e vem a revelar a sua origem nobre galo-romana, cuja casa familiar ainda jovem transformou num mosteiro, ou seja, da sua descendência consanguínea sairia a ascendência espiritual dum colégio mestral, sob a sua chefia humana e o Orago sobre-humano de Santa Maria e o Espírito Santo, por certo destinado à constituição de uma realeza bretã independente do jugo político do império romano, o que só conseguiria pela conversão ao Cristianismo da soberania gallo-romana vigente.
Sucedendo a Saint Amand como bispo de Rennes no século VI, Melaine privou com o soberano Clóvis, e como seu conselheiro secular decerto influenciou a este e a sua mulher Clotilde que no ano 496 viu aparecer-lhe um Anjo que lhe ofereceu um lírio, reprodução hagiográfica do episódio primaz ocorrido com a Virgem Maria quando lhe apareceu Gabriel, o Anjo da Natividade trazendo o lírio e assinalando-a como portadora da semente que frutificaria como Realeza Divina. Com efeito, aqui será Clotilde a primeira a converte-se ao Cristianismo pela possível afiliação ao colégio de Melaine, e depois o marido, de quem se diz que foi ungido rei cristão com o santo óleo trazido do Céu no bico de uma Pomba que era o próprio Espírito Santo, facto que neste frontão se assinala na Pomba no centro da Cruz de Malta ou dos Hospitalários, também conhecida por Cruz de São João, o mesmo que baptizou Cristo e lhe reconheceu a legitimidade Divina, facto que transposto para este quadro bretão significa o reconhecimento cristão de Clóvis, cujo reinado colocou sob o padroado do Espírito Santo assinalado nas três flores-de-lis em triângulo invertido, simbólico da vulva feminina dando à luz um novo estado psicossocial, aqui a monarquia cristã cuja fundação se atribuiu à própria Santa Maria incarnação do Espírito Santo, desta maneira cabeça da Santíssima Trindade, regime esse que viria a submeter a população galo-romana da Bretanha.
A unção divina como rito de passagem confirmando que além de rei temporal se é também rei espiritual ou ungido, a ministração dos óleos poderá ser feita por um pontífice homem, mas para todos os efeitos quem os traz é a mulher, neste caso de Clóvis, o Espírito Santo.
Os galo-romanos bretãos daqui eram os Redones (donde Rennes herda o seu nome, a latina Civitas Redonum na Gália romana, mas que antes chamava-se Condat em celta), nome da tribo gaulesa que povoou esta parte da Armórica no século II a. C., dizendo-se que esta igreja de Saint-Pierre está construída sobre um antigo santuário do povoRedone, raiz do termo celta red, “ir a cavalo” ou “ir em carro”, possível alusão às primitivas peregrinações que sairiam daqui rumo ao Monte de Saint-Michel, cujo símbolo do Arcanjo lanceando o dragão também está aqui assinalado num medalhão, entre o globo real e a Cruz de Malta, esta que parece conter um enigma relacionado com esse facto.
A Cruz mostra-se cortada muito propositadamente por duas linhas cruzadas e segundo vários autores parece tratar-se de uma cabala gemátrica ou jogo criptado de letras, onde aparecem o E e o S que se cruzam para formar as palavras Esse Sees de dois lugares muito conhecidos: Esse, perto de Rennes, para o célebre dólmen da Rocha das Fadas (Roche aux Fées), e Sees, na Normandia, para a roda medieval da sua catedral gótica. O conjunto codifica as latitude e longitude dum lugar celebérrimo: o Monte Saint-Michel! O “rei Sol”, Luís XIV, foi Grão-Mestre da Ordem de Saint-Michel, fundada por Luís XI. E neste frontão aparece, também muito significativamente, a divisa do “rei Sol”: Nec pluribus impar, “a nenhum outro comparável”, encimada pela cabeça humana que representa o Astro-Rei.
A vida de Saint Melaine está recheada de factos extraordinários que atestam a sua envergadura de personagem civilizador e político. Contudo a sua popularidade deve-se sobretudo aos milagres que se produziram após a sua morte, enquanto o seu corpo era transportado de barca sobre a Vilaine até Rennes. O mais espectacular deles é bastante espantoso: ele libertou vários prisioneiros doentes encerrados numa torre, na qual se abriu uma brecha à passagem da barca enquanto os prisioneiros viam as suas cadeias cair. O sentido desta lenda é claramente político: refere-se à libertação do povo galo-romano do jugo do império latino.
A viagem marítima, neste caso fluvial, depois de morto, ainda assim fazendo milagres e conduzindo sobrenaturalmente a nau ou barca, converte o santo em nauta, ou seja, em hábil nas artes sagradas do mar que se confunde com o Além, o Mundo dos Imortais, o que significa na linguagem esotérica que em vida alcançou o grau elevado do Mestrado transcendente. Dirigir a barca e operar milagres sobre as águas, equivale a ter alcançado o domínio absoluto das forças desconhecidas da Natureza, que só pode ser alcançado por aquele que, mediante o processo iniciático, se identifique com ela.
Em Rennes actualmente Saint Melaine tem três dias de festa em sua memória: 6 de Novembro (morte), 6 de Janeiro (enterro) e 11 de Outubro (transladação)................................
Trecho do texto : 
https://lusophia.wordpress.com/2010/09/18/bretanha-magica-deuses-druidas-templarios-mitos-e-lendas-por-vitor-manuel-adriao/

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